Pular para o conteúdo principal

Como fazer a harmonização de café?

  

Como fazer a harmonização de café? 

O café é uma bebida que conquistou o mundo por conta de suas características estimulantes, mas também por sua sofisticação e singularidade. Por isso, assim como os bons vinhos – ou as boas cervejas – um bom café também pode ser harmonizado com diferentes alimentos, que complementam a experiência de saborear essa deliciosa bebida.

Que tal aprender a fazer a harmonização de café para poder tornar ainda melhor o hábito de consumir essa bebida?

Regras básicas de harmonização: semelhança e contraste

Se você já procurou aprender sobre algum tipo de harmonização entre bebidas e alimentos, sabe que existem duas regras básicas que se aplicam a todos os tipos de combinações: elas podem ser feitas por semelhança ou por contraste.

A harmonização por semelhança se baseia na soma das características da bebida e do alimento, acentuando-as. A por contraste, por sua vez, ajuda a complementar uma característica específica da bebida ou do alimento (como, por exemplo,oferecer mais doçura, mais corpo ou mais amargor).

Harmonização de café e chocolates

harmonização de café - chocolate

A harmonização de café mais praticada em todo o mundo é a feita com chocolate. Todo mundo que consome essa bebida já, em algum momento, combinou uma xícara com um quadradinho de chocolate para deixá-lo mais “adocicado”.

Mas mesmo para uma combinação tão perfeita quanto a do café com o chocolate, existem algumas regras para acertar na harmonização:

  • Cafés encorpados vão muito bem com chocolates mais amargos – ou com brigadeiros, por conta de sua cremosidade;
  • Cappuccinos são os pares perfeitos para todos os tipos de bombons trufados, por serem mais adocicados;
  • Cafés suaves – como os coados – são mais adocicados e demandam um chocolate mais “salgado”, como os produzidos com cristais de sal;
  • Lattes devem ser combinados com chocolates brancos ou com aqueles que têm recheio de caramelo.

Harmonização de café com queijo

harmonização de café - queijos

Todos os tipos de queijo, desde os mais cremosos, até os mais curados, permitem incríveis combinações com o café. Vale lembrar que o sabor salgado dos queijos é a característica ideal para equilibrar a acidez e o amargor de alguns tipos de café – e por isso essa combinação é tão perfeita.

Com a regra da harmonização por semelhança em mente, lembre-se que queijos suaves vão bem com cafés igualmente suaves, enquanto aqueles mais marcantes devem ser harmonizados com cafés mais fortes.

Um bom queijo parmesão, por exemplo, casa muito bem com cafés encorpados e com toques de torra ou chocolate. O queijo minas cremoso, por sua vez, ainda antes da cura (ou o clássico queijo coalho), combina perfeitamente com um suave café coado, que tem toques mais adocicados e menos ácidos.

Harmonização de café com pratos salgados

harmonização de café - salgados

Por mais incrível que possa parecer, uma xícara de café combina muito bem com pratos salgados. Além dos queijos, que já abordamos acima, pães (em especial o Pão de Queijo), tortas e quiches são perfeitos acompanhamentos para um bom café.

Mas, a gastronomia moderna tem saído do óbvio quando o assunto é combinar café com os pratos salgados. Tanto é que essa bebida tem sido usada para sofisticar carnes (criando molhos adocicados, com cafés mais suaves, para peças mais gordurosas e macias) ou até mesmo para combinar com ingredientes exóticos como o foie gras.

Harmonização de café com doces

harmonização de café - doces

Café com doce é uma combinação que, provavelmente, você já está acostumado a fazer, certo? Bolos tradicionais (de fubá, cenoura e milho) casam bem com cafés coados, adocicados e suaves, assim como os biscoitos e as panquecas. A mesma regra se aplica aos doces feitos com frutas ou cremes brancos.

Para sobremesas mais potentes, como um Tiramissu, o Pão de Mel, Torta de nozes ou um Petit Gateau, você pode precisar de cafés mais fortes, como um espresso ou um preparado na prensa francesa.

Os doces mais carregados no açúcar, como o quindim ou bicho de pé, demandam cafés com acidez mais elevada, para equilibrar a doçura dessas sobremesas. Mas a rapadura, que é super doce, combina com qualquer tipo de café, viu?

Mesmo com a ajuda dessas orientações para fazer as melhores combinações de café com alimentos, a melhor maneira de acertar na sua harmonização favorita é testar. Por isso, nunca deixe de provar novas misturas e de ousar quando sentir que a combinação pode dar certo!

Fonte:  Pão de Açúcar/Prazer de comer e beber

Clique aqui e conheça nossos cafés especiais. Café Especial Brasil Conecta você as melhores fazendas do país!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Granulometria! Entenda mais sobre esse processo de moagem do café

11 Simpatias com café para afastar o mal e trazer um amor próspero

Conheça Todos os Tipos de Grãos de Café