Barista ensina a fazer um café com perfeição na sua própria casa e uma receita

  

Por Mariane Rossi, G1 Santos

Café coado, feito pelo barista Hallyson Ramos, do Museu do Café — Foto: Museu do Café

Café coado, feito pelo barista Hallyson Ramos, do Museu do Café — Foto: Museu do Café

  O café é uma paixão brasileira. A bebida, com sabor e aroma inconfundíveis, é uma das mais consumidas no país. Tomar café em grandes cafeterias é uma experiência deliciosa, mas fazer o próprio cafezinho em casa é a forma mais tradicional e clássica de saborear a bebida. Um bom café tem seus segredos. Além do grão de qualidade, algumas técnicas ajudam a deixar o cafezinho mais gostoso.

Por isso, o barista Hallyson Ramos, do Museu do Café de Santos, no litoral de São Paulo, ensinou os métodos de preparo em casa. Ele explicou como escolher o café, deixá-lo mais suave e intenso. Ele também deu dicas para quem quer tirar o açúcar da bebida, mostrou como diminuir o gosto amargo e até passou uma receita para deixar o cafezinho do dia-a-dia com um sabor diferente. 

Qual a diferença entre o café de coador e o espresso?

O expresso traz o sabor do café mais acentuado, diz o barista. Ele também possui a crema que deixa o sabor mais amargo. O expresso é um café mais intenso e encorpado, já o coado é mais suave e delicado. Além disso, a quantidade de cafeína varia de um para o outro.

"Quanto maior o tempo de contato da água com o pó, mais cafeína tem. Naturalmente, um café coado tem mais cafeína na bebida", explica o barista Hallyson Ramos.

Café em grãos ou em pó?

Os grãos trazem mais frescor e qualidade, diz Hallyson. É possível comprar torrado e usar um moedor de café para moer os grãos. Segundo o barista, se for comprar um café já moído, ou seja, o café em pó é preciso saber ler bem a embalagem.

  "Em pó, tem muitas opções. Tem marcas que fazem torrefação mais pura e outras mais claras. O que deve estar atento é se o tipo de café vai ser bom para o seu paladar. Pega a embalagem, lê o rótulo e vê se a torrefação está boa", aconselha.

Segundo ele, se é um café mais intenso, na embalagem consta como extra forte. Se é mais suave, é o café tradicional. "Essas são as informações sobre a torrefação. Isso não quer dizer que o café tem mais ou menos qualidade, isso quer dizer que é mais intenso ou mais suave"

Café coado com filtro de papel — Foto: Museu do Café

Café coado com filtro de papel — Foto: Museu do Café

Quais os métodos de preparo do café em casa?

Todos os métodos são feitos com o café moído, segundo o barista.

Coado com filtro de papel: coloque o filtro de papel no coador e encaixe sobre uma jarra ou bule. Aqueça a água mas não deixe ferver. A temperatura ideal é quando começar a formar pequenas bolhas. Escalde o coador de papel com a água quente e descarte a água usada. Coloque o pó de café no filtro e regue com a água, em movimentos circulares, o suficiente para molhar todo o pó. Deixe o café coar sem mexer.

  • O coador de papel precisa ser descartado a cada uso

"Eu devo escaldar o papel para que o gosto do material não seja repassado a bebida"

Coado com filtro de pano: aqueça a água mas não deixe ferver. A temperatura ideal é quando começar a formar pequenas bolhas. Coloque o filtro de pano no coador e encaixe sobre uma jarra ou bule. Escalde o coador de pano com a água quente e descarte a água usada. Coloque o pó de café no filtro e regue com a água quente, em movimentos circulares, o suficiente para molhar todo o pó. Deixe o café coar sem mexer.

  • O coador de pano mantém as características originais da bebida
  • O coador de pano é mais econômico
  • É necessário higienizar a cada uso

"Devo pegar o filtro de pano e colocá-lo com água e café para que o pano possa absorver o gosto. Devo guardar no máximo por 1 mês ou 1 mês e meio. Mais que isso, ele está muito sujo e isso pode interferir no seu café", aconselha o barista.

Trocar por o açúcar por mel é uma opção para deixar o café gostoso e reduzir o amargor — Foto: Museu do Café

Trocar por o açúcar por mel é uma opção para deixar o café gostoso e reduzir o amargor — Foto: Museu do Café

Qual a quantidade ideal de café e água?

A proporção utilizada é de 10 gramas de pó para 100 ml de água. Segundo Hallyson, essa é a medida ideal para um café equilibrado. Caso a pessoa queira um café mais intenso, é possível colocar mais café e menos água. O contrário vale para obter um café mais fraco.

A temperatura da água interfere no sabor do café?

Sim. Segundo o barista, o recomendado é utilizar a água filtrada e aquecida. Não é bom que o café seja feito com água fervente pois a tendência é que ela acentue o gosto amargo do café.

"A ideia é que você somente aqueça a água atingindo a temperatura média de 94 a 96 graus. Com isso, você tem um bom café na hora"

Ingredientes para o preparo do café com laranja e canela — Foto: Museu do Café

Ingredientes para o preparo do café com laranja e canela — Foto: Museu do Café

Como incrementar o café do dia a dia?

O barista sugere uma receita de café com laranja e canela.

Ingredientes:

  • 1 fatia de laranja
  • 1 canela em pau
  • 10 gramas de café moído
  • 100 ml de água

Modo de preparo: Coloque o pó de café no filtro, adicione uma rodela de laranja e a canela em pó. Regue com a água quente e espere coar o café junto com os demais ingredientes. Com o café pronto, é possível adicionar os demais ingredientes na xícara para deixar um sabor ainda mais forte.

Café com laranja e canela preparado pelo barista Hallyson Ramos, do Museu do Café — Foto: Museu do Café

Café com laranja e canela preparado pelo barista Hallyson Ramos, do Museu do Café — Foto: Museu do Café

Como não adicionar açúcar e o adoçante no café?

O barista sugere fazer o café e tomar um gole sem o açúçar ou adoçante. Desta forma, o paladar começa a se habituar com o sabor mais amargo do café.

Como deixar o café menos amargo?

Dê preferência aos cafés de torrefação média, que são mais agradáveis ao paladar. Uma dica é colocar raspas de limão no café. Elas reduzem o amargor e a acidez da bebida. Outra opção é trocar o açúcar por mel. "É algo natural, bem gostoso e dá pra reduzir também o amargor", indica o barista.

Um detalhe no modo de preparo também pode ajudar a deixá-lo menos amargo. "Quando você estiver finalizando o café, quando ele começar a pingar, não deixe dar continuidade a isso. Deixar ficar pingando no final vai acentuar o seu amargor", explica.

Dica é colocar raspas de limão, que reduzem o amargor e a acidez da bebida — Foto: Museu do Café

Dica é colocar raspas de limão, que reduzem o amargor e a acidez da bebida — Foto: Museu do Café 

👉Clique aqui e confira nossas OFERTAS de Cafés Especiais👈

Inscreva-se no blog para estar por dentro do universo dos Cafés Especiais

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Granulometria! Entenda mais sobre esse processo de moagem do café

11 Simpatias com café para afastar o mal e trazer um amor próspero

Conheça Todos os Tipos de Grãos de Café