Processamento de café: Compreendendo o Café “CD”, Cereja Descascado

 Café cereja descascado, mais conhecido como “CD” – o que isso significa? E como pode afetar o resultado na xícara?

Se você achar esse método de processamento enigmático e um pouco confuso, não se preocupe, porque estamos aqui para explicar tudo. Veremos o que é, como é o sabor e se tem alguma vantagem em comparação a outros métodos de processamento. Então continue lendo para descobrir como o café cereja descascado vai do fruto até a xícara.

CAFÉ CEREJA DESCASCADO: UMA EXPLICAÇÃO

Vamos falar primeiro do básico. O método foi pioneiro no Brasil há cerca de vinte anos, onde era originalmente chamado Cereja Descascada. Isso ocorre porque o processo envolve a remoção da casca da fruta antes de deixar o café secar com quase toda a polpa ainda presente nos grãos.

É essencialmente um meio termo entre os métodos de processamento a seco e a úmido. Durante o método natural (ou seco), os grãos são secos inteiramente em sua forma natural, enquanto o processo lavado (ou úmido) vê todo o resíduo dos frutos, pele e polpa, removidos antes da secagem do café.

           Crédito: CeCafe

Existem outras técnicas de processamento que podem ser consideradas uma variação do natural descascado, como o honey process (especialmente o red honey process) e os processos semi-lavados ou semi-secos. É quando uma parte (mas não toda) da polpa da fruta é removida pelas máquinas de remover o pergaminho antes da secagem.

Em geral, a diferença entre cada uma das técnicas é a quantidade de mucilagem (ou mesocarpo) que é removida após a casca. Lembre-se, com o cereja descascado, apenas a casca é retirada.

ENTÃO, COMO É O SABOR?

Agora que vimos essa é a parte da ciência do café, vamos analisar uma questão importante: como é o sabor?

De acordo com a especialista em agricultura e produtora de café brasileira Ana Paula Scanavachi, esse método tem como objetivo separar frutas maduras e destacar a doçura natural da polpa de café, uma bebida aromática consistente e de qualidade superior.

Após a colheita, os produtores podem cortar custos, pois o café precisa de menos espaço, tanto nos pátios quanto nas máquinas de secar. No entanto, eles também precisam investir em equipamentos que melhorem as operações de secagem, armazenamento e processamento, precisam também tratar as águas residuais que são utilizadas no processamento úmido.

COMO ELE SE COMPARA A OUTROS MÉTODOS DE PROCESSAMENTO?

Uma das maiores vantagens desse processo é que, ao remover o grão verde e seco, você aumenta a qualidade do cupping e diminui a possibilidade de defeitos. No entanto, quando comparado ao processo natural, é mais caro e requer uma quantidade maior de água.

Características na xícara: Esses cafés normalmente têm o corpo de um café natural e a doçura e acidez dos cafés lavados.

Localização: Esse método de processamento é adequado para países com baixa umidade, pois o café coberto de mucilagem precisa secar rapidamente para evitar a fermentação. 

Vantagens: Produz uma bebida de qualidade consistente. Menos trabalhadores também são necessários.

Desvantagens: Os equipamentos são mais caros, havendo maior custo envolvido e mais água e energia são utilizadas no processo.

Então está aí: tudo o que você precisa saber sobre cafés cereja descascados. Da próxima vez que ver no rótulo, você saberá que deseja uma bebida doce e aromática que os agricultores dedicam muito tempo e esforço na produção.

Traduzido por Daniel Teixeira.

PDG Brasil

Fonte: Processamento de café: Compreendendo o Café "CD", Cereja Descascado (perfectdailygrind.com)

Na Café Especial Brasil você pode escolher seu café por processos, variedades da planta, regiões, torras, moagens. Trabalhamos com DIRECT TRADE. Seu pedido vai direto para os produtores que enviam para você. CLIQUE AQUI E CONFIRA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Granulometria! Entenda mais sobre esse processo de moagem do café

11 Simpatias com café para afastar o mal e trazer um amor próspero

Conheça Todos os Tipos de Grãos de Café