Café solúvel ou café expresso? Descubra as diferenças

 

Café solúvel ou café expresso? Descubra as diferenças



Café solúvel ou café expresso? Descubra as diferenças
O café solúvel e o expresso são opções agradáveis tendo características diferentes que convém distinguir. Café solúvel ou café expresso? Descubra as diferenças.

Por Márcio Magalhães - Outubro 1, 2020

O café solúvel e o café expresso são duas opções agradáveis, mas têm características diferentes que convém saber distinguir. Café solúvel ou café expresso? Descubra as diferenças. O café é uma das bebidas mais populares do planeta, uma bebida irresistível e singular. O café tem um sabor único, uma fragrância irresistível e esconde propriedades importantes. É um precioso aliado ao longo do nosso quotidiano pelos efeitos que gera. Ele permite que qualquer um consiga aguentar bem o dia, sempre com energia e bem despertos. O consumo diário e moderado de café está na origem de diversos benefícios.

Muitos de nós temos o hábito de beber café diariamente. Independentemente do modo como é bebido, seja café expresso ou solúvel, a popular bebida deve ser consumida com moderação, devendo beber-se um máximo de 3 cafés normais por dia, isto em adultos saudáveis.


O café expresso
Esta bebida é feita a partir de uma moagem muito fina. A bebida é retirada à pressão por via de uma máquina com água quente.

O café solúvel
Esta bebida é realizada com extrato de grãos de café moídos, que são dissolvidos enquanto adicionados à água. Em comparação com o café expresso, o café solúvel é uma opção mais prática, mais acessível e bem mais rápida!

O café solúvel é ainda diferente (do café expresso)


Valores de cafeína
Em comparação com o café comum, o café solúvel contém menos cafeína. Assim, o café solúvel revela-se uma melhor opção para os que são mais sensíveis à cafeína.

Se num café comum há entre 70 mg a 140 mg de cafeína; numa chávena com uma colher de chá de café solúvel, há entre 30 mg a 90 mg de cafeína.

Valores de acrilamida
A acrilamida é formada quando os grãos de café são torrados, mas esta substância química é potencialmente nociva. Esta substância, quando é exposta em exagero, pode danificar o sistema nervoso e levar a um aumento do risco de aparecimento de cancro.

De acordo com alguns estudos, o café solúvel pode conter até duas vezes mais acrilamida do que o café torrado no momento. Convém ter em conta que a exposição de acrilamida através do consumo de café não é em quantidade suficiente para ser prejudicial ao organismo. Logo, pode beber a popular bebida de forma regular de forma a aproveitar todos os seus benefícios.


Benefícios de um consumo regular e moderado de café
– O café melhora o seu estado de espírito

– A bebida combate o estado depressivo

– O café reduz o risco de aparecimento da diabetes tipo 2

– A popular bebida reduz o risco de doenças como demência, Alzheimer ou Parkinson

– O consumo de café ajuda a melhorar substancialmente a performance física

– A bebida melhora os níveis de energia

– Ajuda a emagrecer e ainda contribui para a eliminação de gordura

– O café contém diversos nutrientes essenciais ao organismo, nomeadamente antioxidantes

– A bebida melhora o bom funcionamento do fígado

– O café ajuda a prevenir o envelhecimento precoce


Conclusão
O consumo diário de café deve ser limitado a 2 a 3 cafés, seja ele expresso ou solúvel. O consumo deve ser diário e moderado. Se for consumido de forma exagerada, ele pode estar na origem de problemas de saúde.

Existem momentos mais apropriados para se tomar café. Os estudos revelam que o café deve ser bebido entre as 9h30-11h30 e as 13h30-17h. Estes períodos estão relacionados com os picos de produção de cortisol que é uma hormona que está relacionada com a regulação do ciclo circadiano e com a manutenção do estado de alerta, sendo estas indicações uma forma a evitar a tolerância à cafeína.


Factos a reter:
A OMS defende que o consumo máximo diário, não deve superar os 400 mg de cafeína.

No máximo, devem beber-se 3 cafés por dia, sensivelmente.

A cafeína pode ser encontrada noutros alimentos, nomeadamente no chocolate, em refrigerantes (a coca-cola ou a pepsi), em bebidas energéticas, em suplementos alimentares, em medicamentos, entre outras opções.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

👉Clique no link e confira nossos Kits de Cafés Especiais👈



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

11 Simpatias com café para afastar o mal e trazer um amor próspero

Suspiros de café: leveza, crocância e sabor marcante

Secex: exportações de café em janeiro alcançam 1,255 milhão de sacas