Pular para o conteúdo principal

Café! Confira quatro benefícios que essa bebida pode trazer para você

Lembrando que não se deve tomá-lo de maneira excessiva, podendo causar problemas para seu corpo caso aconteça.

Mas se tratando de benefícios, são conhecidos muitos, desde aumento de energia à ajuda com problemas gástricos. Dessa forma, separamos quatro desses benefícios que podem ajudar você no dia a dia. Confira:

  • Intestino

Se você tem problemas com seu intestino, essa é uma dica que possa vir a te ajudar. O funcionamento gástrico é incentivado a realizar suas atividades por um hormônio que aciona o intestino grosso. E o café auxilia na liberação desse hormônio.

Como se sabe, quanto mais líquido você consumir, mais o seu intestino tende a ser contraído. Dessa forma, os resíduos saem mais facilmente.

Outro fator que o café ajuda é por ele ser constituído pela cafeína, que auxilia também alguns órgãos, como a vesícula que libera a bile e solta o intestino preso.


  • Energia

Esse é o benefício mais famoso sobre o café. Ao ingerir a bebida, as pessoas tendem a ganharem mais energia durante o dia para praticar as suas atividades.

Isso acontece porque ele funciona como um estimulante energético e você acaba se tornando um pouco mais ativo. Claro que isso vai depender do organismo de cada pessoas, mas de modo geral é o que costuma acontecer.

Em dias exaustivos em que o sono e o cansaço parecem mais fortes que o normal, uma boa dose de café pode auxiliar o seu sistema nervoso a acordar.


  •  Doenças cardíacas

Você sabia que doses de café tomadas diariamente também pode evitar doenças cardíacas? Isso foi comprovado por um estudo feito pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

A pesquisa indica que consumido diariamente em determinada quantidade, o café diminui em mais de 10% problemas no coração, como a insuficiência cardíaca.

Organismos chamados polifenóis trabalham para combater e evitar fatores que estimulam o aumento do colesterol ruim no corpo humano, que seria responsável por problemas como o infarto.


  • Memória

Para finalizar, um outro benefício é o estímulo à melhora da memória. Com a sobrecarga de informações e acontecimentos que passamos diariamente, a nossa memória acaba sendo afetada e é difícil lembrar de tudo. 

O café, através da cafeína, ajuda o cérebro a reter mais memórias e lembranças com o aumento de consumo desse alimento (mas de maneira moderada).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Granulometria! Entenda mais sobre esse processo de moagem do café

11 Simpatias com café para afastar o mal e trazer um amor próspero

Conheça Todos os Tipos de Grãos de Café