Como fazer pudim de café bicolor

 

Como fazer pudim de café bicolor


Por: Adriana Melo


O pudim é uma das sobremesas mais populares em muitos países, especialmente o pudim caseiro . Em sua receita, diferentes inovações foram produzidas no intuito de torná-la mais saborosa e de formas para nem sempre saborear o típico creme de baunilha ou ovo. Uma das propostas mais saborosas é o pudim de café, que também é bastante refrescante. Para surpreender os convidados, é possível fazê-lo em duas cores, de forma que uma camada fique mais escura que a outra. A receita de preparo é simples e também não leva muito tempo. Em oneCOMO, ensinamos como fazer pudim de café bicolor para que você possa prepará-lo em casa quando quiser ou quiser surpreender seus convidados. Continue lendo para descobrir como fazer creme de café de duas camadas!

INGREDIENTES:

VOCÊ VAI PRECISAR:

PASSOS A SEGUIR:

O primeiro passo para fazer pudim de café de duas cores é fazer o café . Para fazer isso, você deve preparar uma cafeteira. É melhor não carregar muito para que o café não saia muito forte e o sabor do pudim fique mais suave e agradável. Vamos precisar de cerca de meio litro de café. Se você não tem o suficiente com uma cafeteira, faça outra até obter essa quantidade.

Depois de ter meio litro de café, o próximo passo é misturá-lo bem com o creme de leite para que um creme ou líquido fique um pouco denso, mas homogêneo. Se não conseguir misturar bem com uma colher, use as varetas e até a batedeira.

Em seguida, despeje esta mistura de café e creme em um recipiente , que você deve colocar ao fogo, mas em fogo baixo para que não queime. Quando estiver quente, é hora de adicionar os envelopes de flan . É importante mover novamente.

Enquanto está no fogo é hora de adicionar o açúcar , se quiser mais doce. Você pode colocar a quantidade desejada até que tenha o nível de doçura que deseja.

Essa mistura é deixada no fogo até ferver, mas é importante não mexer. Em seguida, você deve despejá-lo sobre as forminhas de pudim ou pequenas formas. Se quiser adicionar caramelo, deve colocá-lo no fundo das formas antes de adicionar a mistura de pudim de café. É importante que a camada de caramelo cubra bem todo o fundo do recipiente para que, ao desenformar, não fique uma espécie de mancha no topo. É ainda preferível colocar bastante caramelo e solidificar para que não derreta completamente com a mistura que se despeja.

Depois de despejado, é preciso esperar que esfrie antes de desenformar e consumir com cuidado. Ao retirá-lo, você verá surpreendentemente que o flan se tornou duas cores, tendo um tom mais escuro acima e um tom mais claro abaixo. Essa separação ocorre no momento do resfriamento, por isso é muito importante não mover a flanera enquanto ela repousa. Então você só tem que esperar … e voila! Você terá seu café com pudim de creme.

DICAS:

  • Você pode fazer o pudim com café normal e descafeinado. Esta última opção é melhor se houver pessoas que se incomodam com a cafeína ou vão tomá-la crianças.
  • O café é melhor não ficar muito forte, pois isso evitará ter que adicionar mais açúcar para tornar o sabor mais doce.
  • Os moldes são melhores para usar vidro ou silicone do que aço inoxidável ou outro tipo, pois grudam menos e se soltam melhor.
  • Ao desenformar o pudim, deve-se ter muito cuidado para que não quebre e fique bem servido à mesa. Além disso, você também deve evitar problemas na parte superior do caramelo.
É aconselhável deixar esfriar por pelo menos quatro horas na geladeira antes de desenformar o pudim para que tenha consistência. Se possível, o resultado é melhor se passarem 24 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Granulometria! Entenda mais sobre esse processo de moagem do café

11 Simpatias com café para afastar o mal e trazer um amor próspero

Conheça Todos os Tipos de Grãos de Café