Saiba a diferença entre café natural, descascado e despolpado

   

Qual a diferença entre café natural, descascado e despolpado?


Foto: Revista Procampo

Questionamento enviado a redação da Revista Procampo pela leitora Fausta Helena Maia, de Marilândia (ES)

Resposta: O café é um fruto formado a partir do vingamento da flor e completado com a maturação plena, fase em que se deve realizar a colheita, visando obter a melhor característica que o ambiente de plantio pode oferecer.

O desenvolvimento do fruto passa por várias fases e podem ser influenciadas por uma série de fatores edafoclimáticos, além do manejo exercido pelo homem.

Após o planejamento da colheita, que deve levar em consideração, além da estrutura humana, física, logística e financeira, o estágio de maturação dos grãos, estrategicamente o cafeicultor deve iniciar a colheita quando o percentual de maturação dos frutos estiver acima de 90 % para o café conilon e de 70% para o café arábica, visando apurar a melhor qualidade possível.

A partir da colheita, vários processos são possíveis de serem realizados, a fim de se obter um produto final de alta qualidade, características, hoje, altamente demandadas pelos clientes mais exigentes. Assim, o cafeicultor pode decidir por trabalhar um café natural, cereja descascado ou despolpado, onde cada um destes métodos, podem proporcionar características distintas, como sabor, doçura, acidez, adstringência, dentre outras.

Café natural – É a denominação do produto final obtido a partir dos processos que não extrai a casca dos frutos, isto é, o fruto é secado na forma natural que vem da lavoura.

Café descascado – É a denominação dada aos grãos que apenas foram descascados, isto é, que tiveram a casca (epicarpo ou exocarpo) retirada do fruto. Este é secado com a mucilagem.

Café despolpado – É uma denominação recebida pelos grãos secos, que foram descascados e tiveram a polpa (mesocarpo), que também contém a mucilagem (material viscoso rico em açúcares), removida após um período imerso em tanque com água (processo natural).

Café desmucilado – Denominação dada aos grãos quando a retirada do mesocarpo ocorre através do desmucilador, um equipamento mecânico desenvolvido pela indústria para a remoção da mucilagem. Neste caso os grãos recebem a denominação de café desmucilado.
Tais processos dão origem aos “cafés CDs”, podendo ser oriundo dos processos de descascamento, despolpamento ou desmucilamento.

Consultor:
Aldemar Polonini Moreli

Administrador Rural, Doutor em Produção Vegetal, professor e pesquisador do Ifes campus Venda Nova do Imigrante
aldemar.moreli@ifes.edu.br

(Publicada na seção Procampo Responde da 79ª edição da Revista Procampo)

Na Café Especial Brasil você pode escolher seu café por processos, variedades da planta, regiões, torras, moagens. Trabalhamos com DIRECT TRADE. Seu pedido vai direto para os produtores que enviam para vocêCLIQUE AQUI E CONFIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Granulometria! Entenda mais sobre esse processo de moagem do café

11 Simpatias com café para afastar o mal e trazer um amor próspero

Conheça Todos os Tipos de Grãos de Café